Ensaio de Placa para pavimentos industriais

Ensaio de Placa

O ensaio de placa tem por objetivo determinar o coeficiente de recalque de pavimentos e pisos (ks).

Ensaio de Placa

Ensaio de Placa

Para determinação do coeficiente de recalque de pavimentos e pisos, o ensaio é feito segundo a norma DNIT 055/2004-ME. Essa norma é baseada na norma americana ASTM-D-1196/93. Segundo essa norma, uma placa circular de área mínima de 0,5 m2 é carregada em estágios sucessivos de 0,15 a 0,20 kgf/cm2 até atingir a carga máxima de cerca de 1,80 kgf/cm2. O descarregamento é realizado em estágios. Como resultado do ensaio obtêm-se a curva carga x recalque e obtêm-se o coeficiente de deformabilidade do solo (ks) do material ensaiado.

Na norma francesa NF P94-117-1 (ensaio de Westergard), obtêm-se o módulo de Westergard (módulo sob carregamento estático na placa).

A diferença entre os dois métodos estão nos critérios de parada e incrementos de carregamento.

A Insitutek  realiza o ensaio de placa utilizando as normas: ASTM-D-1196/93 (americana) e NF P 94-117 (francesa - método Westergaard), inclusive também executamos ensaio de carga estática de curta duração em estruturas de concreto armado (lajes e vigas).

 

A empresa

A Insitutek iniciou suas atividades no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, a partir de 25 de junho de 1992, atuando em engenharia de projetos e consultoria geotécnica, fundações e estrutural especializada em obras civis.

A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente qualificado, envolvendo engenheiros geotécnicos, estruturalistas e técnicos.

Um dos nossos objetivos é atender nossos clientes orientando-os no orçamento através de estudos criteriosos de viabilidade técnico-econômica, buscando obter na escolha das alternativas viáveis, a melhor solução geotécnica para o empreendimento, respeitando às normas técnicas brasileiras (ABNT).

Além do ensaio de placa a Insitutek realiza no campo de atuação:

  • Projetos (básico e executivo)
  • Consultoria
  • Gerenciamento
  • Supervisão
  • Fiscalização
  • Laudos e Pareceres Técnicos

Veja alguns dos nossos clientes.